- Biografia de J. Fernandes

Desenhista e pintor, iniciou-se nas artes plásticas ainda jovem, desenhando nas calçadas do bairro onde residia em Fortaleza (CE).

Conduzido ao ateliê de Raimundo Cela, recebeu por algum tempo orientação artística do mestre, especialmente em desenho.

Com o retorno de Cela ao Rio de Janeiro (RJ), foi apresentado por Jean–Pierre Chabloz a diversos artistas plásticos já iniciados nos movimentos de renovação da arte cearense ocorridos no início da década de 40, com os adventos do Centro Cultural de Belas Artes – CCBA em 1941 e da Sociedade Cearense de Artes Plásticas - SCAP em 1944.

Começou a participar das diversas edições anuais do Salão de Abril, a partir de 1953 e até 1990, fazendo jus à Medalha de Ouro no XI Salão, em 1955, e a Salas Especiais nos XXV, XXVIII e XXIX Salões Municipais de Abril, em 1975, 1978 e 1979, figurando também na Mostra Paralela aos XL e XLI Salões Municipais de Abril, ambos realizados em 1990.

Participou ainda das mostras “A Paisagem Cearense” no Museu de Artes da UFC (Fortaleza – CE 1963), “Quinze Artistas Cearenses” (Crato – CE 1966) e da Exposição Inaugural do Centro de Artes Visuais Casa de Raimundo Cela (Fortaleza – CE 1967).

Realizou, também, mais de uma dezena de exposições individuais, a partir de 1948, em Fortaleza (CE), Recife (PE) e Brasília (DF), afora uma retrospectiva no Museu de Arte da UFC – MAUC na década de 70. É verbete no “Dicionário das Artes Plásticas no Brasil”, de Roberto Pontual.

Fonte: Dicionário das Artes Plásticas do Ceará / Oboé

Ver todas as obras deste artista
 
 
  Queiroz Costa Escrtório de Arte Copyright © 2009 Todos os direitos reservados Briba Design
 
Karen Millen Sale Karen Millen Dresses Sale