- Biografia de Inimá de Paula

Itanhomi / MG - 1918
Belo Horizonte / MG - 1999

Inimá José de Paula foi um pintor e desenhista brasileiro.

Junto com Aldemir Martins, Antônio Bandeira e outros notáveis, fez parte do Movimento Modernista de Fortaleza, em 1940. Apesar do convívio com outros astros das artes plásticas brasileiras, jamais abriu mão de sua inconfundível linguagem, traduzida por uma pincelada única. É considerado o mais autêntico intérprete da chamada "sensibilidade tropical".

Inimá foi um artesão das cores, e é considerado por muitos o maior fauvista brasileiro. Sua pintura tem características pessoais e bem definidas, e é altamente bem elaborada e estructurada; suas pinceladas são fartas e generosas. Morou também no Rio de Janeiro, tendo pintado as paisagens de Santa Teresa.

Com sua morte, foi constituída a Fundação Inimá de Paula, para cuidar de todos os assuntos concernentes à sua obra e à catalogação integral da mesma, sendo iniciativa única no país, rivalizando apenas com a também impressionante iniciativa que é o Instituto Manabu Mabe. É considerado o maior de todos os artistas contemporâneos mineiros, sendo reverenciado em sua terra natal.

Fonte: Wikipédia

Ver todas as obras deste artista
 
 
  Queiroz Costa Escrtório de Arte Copyright © 2009 Todos os direitos reservados Briba Design
 
Karen Millen Sale Karen Millen Dresses Sale